A moda e o esporte sempre caminharam lado a lado, e essa união nunca esteve tão forte, especialmente quando se trata de sapatos esportivos. Nas coleções de Primavera/Verão 2025, os tênis continuam flats, mas, desta vez, o modelo inspirado em chuteiras, como o Adidas Samba, ganhou um novo concorrente: as boxing boots, também conhecidas como botas de boxe, que se destacam pelo design funcional e inconfundível, com cano alto e cadarços que podem chegar até os joelhos.
Com seu visual de sola baixa e cano alongado, as botas de boxe se diferenciam dos demais sapatos de academia. Em geral, esses sapatos possuem uma sola de borracha fina e muito leve, que proporciona excelente tração, sem prender muito o pé ao chão. O cano alto garante suporte e proteção aos tornozelos dos lutadores, além de permitir movimentos ágeis, essenciais para o rápido deslocamento no ringue. Outro ponto que torna esse sapato ainda mais prático e funcional para os boxeadores é o uso de cerca de 90% de material de nylon fino, que é leve e respirável, garantindo frescor e ventilação durante o uso.
Nas passarelas, esse calçado esportivo foi revisitado de maneira mais casual. A Dior, por exemplo, apresentou uma versão com laterais vazadas, lembrando até mesmo um tênis estilo gladiadora.
A Loewe, também conhecida por seu design disruptivo, trouxe na mesma temporada sua própria versão da sapatilha de boxe, desta vez com o cano mais baixo, em diferentes cores, das mais clássicas ao azul mais vibrante.
Esse movimento das passarelas para o uso dos produtos desejo nas ruas segue um processo conhecido como “trickle-down effect“, e foi exatamente isso que aconteceu com as boxing boots. Elas já estão sendo popularizadas no street style, e as garotas mais estilosas que eu sigo já estão aderindo a essa trend.
Outro modelo que se assemelha às boxing boots, mas não é destinado ao esporte, é o clássico Chuck Taylor All Star XX-Hi, que acaba de voltar ao portfólio da Converse após 18 anos de seu lançamento. Nos anos 2000, esse modelo fez um grande sucesso entre os emos e, apesar de polêmico, deixou saudades.
Leia também: Um all star rosa e como o racismo afetou (até) meu estilo
Não é à toa que o Chuck Taylor XX-Hi é um dos modelos mais procurados em brechós e, agora, ganhou uma reedição ainda mais confortável, com cadarços ultra-longos e um zíper na parte traseira para facilitar o calçar. Abaixo, descubra onde encontrar essa nova versão do clássico.
E você, acha que essa moda dos longos canos altos vai pegar aqui no Brasil?